Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Papel do Exército do Paquistão na resposta nacional contra o coronavírus

Publicado: Sexta, 14 de Agosto de 2020, 08h47 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 11h05 | Acessos: 1946

Raja Asad Ali
Aluno do CAEM da ECEME

O coronavírus (COVID-19) surgiu como um dos maiores desafios do mundo. Apesar de todos os avanços no campo médico e científico, "o Mundo" parece desesperado e despreparado para combater e neutralizar esse desafio. O vírus devastou o mundo com medo e angústia. O COVID-19 foi declarado pandêmico em 30 de janeiro de 2020 (WHO, 2020). O número de casos cresceu excepcionalmente, com alta mortalidade e nenhuma cura foi desenvolvida até o momento. Atualmente, o número de casos confirmados em todo o mundo é de 1.270.854 e, de mortes, 69.383 (WORLDOMETER, 2020).

À medida que o vírus se espalha em escala mundial, os alarmes disparam no Paquistão, ao compartilhar sua fronteira com o Irã e a China (países com os maiores números de casos na região). Em 26 de fevereiro, o Paquistão confirmou seu primeiro caso do coronavírus (WIKIPEDIA, 2020). O risco de disseminação do vírus no Paquistão associado à baixa assistência médica exigiu medidas rigorosas para a detecção precoce de casos e controle da população, visando impedir a propagação do vírus. Portanto, um plano de ação nacional abrangente foi desenvolvido, o qual será apresentado nesse artigo.

RESPOSTA NACIONAL

O governo paquistanês adotou diversas medidas na tentativa de preservar a população de um contágio em massa. Devido à situação econômica, o Paquistão dependia de um bloqueio parcial, que não comprometesse significativamente a situação financeira das pessoas.

Para o controle das entradas do país, o governo interrompeu todos os voos internacionais, bem como, 3 todos os movimentos de fronteira foram fechados em 16 de março de 2020 (WIKIPEDIA, 2020). Na 31 de março, o primeiro-ministro aprovou um pacote de ajuda humanitária de 1,2 trilhão de rúpias (16 bilhões de dólares) para pessoas com baixos salários e desempregados, como forma de amenizar o impacto da crise (GEONEWS, 2020).

Figura 1 – Primeiro-Ministro Imran Khan visita centro médico para pacientes corona.
img gravacaoFonte: Autor

 O Paquistão mudou seu foco para a produção de materiais essenciais e agora está produzindo máscaras cirúrgicas e N95, aventais, desinfetantes para as mãos e também iniciou o desenvolvimento de respiradores. Já para o suporte direto da população contaminada, foram criados 35 hospitais em todo o país, equipados com mais de 118.000 leitos.

Figura 2 – Conferência de imprensa conjunta do Diretor Geral de Relações Públicas entre Serviços (ISPR), juntamente com o Ministro da Informação Federal e o Ministro de Estado da Saúde.
img entrevistaFonte: Autor

 Finalmente, na expressão científico tecnológica, a Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia (NUST) desenvolveu kits de teste de coronavírus que foram enviados para aprovação final da Autoridade Reguladora de Medicamentos do Paquistão (DRAP). Ainda nesse interim, a capacidade de teste do Paquistão foi aprimorada de 30.000 para 280.000 e será atualizada para 900.000 em meados de abril (JAMAL, 2020).

O PAKVENT-1 desenvolveu um ventilador para combater o COVID-19, em um período de tempo limitado (JAMAL, 2020). Os testes do protótipo do ventilador PAKVENT-1 foram iniciados (CENTER, 2020). O projeto está sendo desenvolvido em conjunto pela NESCOM, P.E.C e P.O.F, Wah, Paquistão.

Figura 3 – PAKVENT 1 desenvolvido indigenamente pelo Paquistão.
img pankventFonte: Autor

 

RESPOSTA MILITAR

Em 24 de março de 2020, o Exército paquistanês recebeu ordem de enviar tropas para todo o país para ajudar o poder civil, em conformidade com o artigo 245 da constituição do Paquistão (SAJID, 2020). As ações que estão sendo executadas são as seguintes:

Figura 4 – O chefe do Estado Maior do Exército (COAS), general Qamar Javed Bajwa, reafirmou a determinação do país de derrotar o surto de coronavírus.
img genpaquistaoFonte: Autor

 

Assuntos Civis

No campo dos assuntos civis, o exército paquistanês recebeu a determinação de auxiliar as administrações civis no estabelecimento de campos de quarentena em todo o país e garantir sua segurança/gerenciamento. Um total de 182 instalações de quarentena foram estabelecidas (RELATIONS PAKISTAN, 2020).

Além disso, o exército foi incumbido de auxiliar também as administrações federais e provinciais para tomar medidas para conter o COVID-19, com foco na segurança pública. Nesse sentido, foram estabelecidos postos de controle e patrulhamento conjunto com outras agências de aplicação da lei (LEAs) para o monitoramento de todos os pontos de entrada (POE) no país, bem como, estão sendo realizados o isolamento e a desinfecção de locais suspeitos. Outro procedimento que está sendo implementado é a triagem de pessoas em aeroportos, estações e locais públicos.

O exército paquistanês assumiu a coordenação e o gerenciamento das operações de socorro nas áreas afetadas e, para garantir a execução das ordens emanadas pelo Governo Provincial, vem realizando patrulhamento com a polícia pelas vias das cidades.

Figura 5 – Desinfecção de locais.
img desinfeccaoFonte: Autor

 

Figura 6 – Posto de verificação conjunta.
img sdsruaFonte: Autor

 

Recursos

Todos os recursos das forças armadas (incluindo aviação, engenheiro e outros equipamentos técnicos e QBRN) estão sendo usados em colaboração com a administração local para combater a pandemia (RELATIONS PAKISTAN, 2020).

Plano de Emergência Médica

Um plano médico foi compilado sob a supervisão do cirurgião geral do exército do Paquistão para apoiar os esforços de luta contra o vírus (NEWSDESK, 2020). Os cientistas, sob a supervisão do exército, estão pesquisando e fabricando equipamentos de proteção individual, como máscaras faciais e desinfetantes para as mãos. E ainda, todas as instalações médicas das forças armadas foram preparadas e estão sendo tomadas medidas para torná-las disponíveis para situações de extrema emergência.

Assistência Financeira

O Exército Paquistanês doou parte de seus salários ao Fundo de Socorro COVID-19 como apoio aos "esforços nacionais para combater" o novo coronavírus (NEWSDESK, 2020).

Rio de Janeiro - RJ, 20 de abril de 2020.


Como Citar este documento:

ALI, Raja Asad. Papel do Exército do Paquistão na resposta nacional contra o coronavírus. Observatório Militar da Praia Vermelha. Rio de Janeiro: ECEME. 2020.


Referências:

WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus (covid-19) events as they happen. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/events-as-they-happen. Acesso em: 18 de abril de 2020.

WORLDOMETER. Coronavirus cases. Disponível em: https://www.worldometers.info/coronavirus/coronavirus-cases. Acesso em: 18 de abril de 2020.

WIKIPEDIA. 2020 coronavirus pandemic in pakistan. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/2020_coronavirus_pandemic_in_Pakistan. Aceso em: 18 de abril2020.

GEONEWS. Cabinet approves pm imran’s rs1.2tn relief package for coronavirus crisis. Disponível em: https://www.geo.tv/latest/280078-federal-cabinet-meets-to-approve-coronavirus-relief-package. Acesso em: 18 de abril de 2020.

JAMAL, Sana. COVID-19: Pakistan rapidly setting up new labs, buying ventilators, testing kits. Gulf News. Disponível em: https://gulfnews.com/world/asia/pakistan/covid-19-pakistan-rapidly-setting-up-new-labs-buying-ventilators-testing-kits-1.70729066. Acesso em: 18 de abril de 2020.

CENTER, Pakistan Scientific and Technological Information. Covid-19:S&T Information Resource Portal. Disponível em: http://covid.pastic.gov.pk/technology-tools.aspx. Acesso em: 18 de abril de 2020.

PAKISTAN, Government of. COVID-19 Health Advisory Platform by Ministry of National Health Services Regulations and Coordination. Disponível em: http://covid.gov.pk/. Acesso em: 18 de abril de 2020.

SAJID, Islamuddin. Pakistan deploys army to assist in COVID-19 measures. AA 100 years. Disponível em: https://www.aa.com.tr/en/asia-pacific/pakistan-deploys-army-to-assist-in-covid-19-measures/1776226. Acesso em: 18 de abril de 2020.

RELATIONS PAKISTAN, Inter Services Public. Disponível em: https://ispr.gov.pk/. Acesso em: 18 de abril de 2020.

NEWSDESK. Pakistan Army departments donate salaries in COVID-19 relief fund. The Express Tribune. Disponível em: https://tribune.com.pk/story/2188180/1-pakistan-army-departments-donate-salaries-covid-19-relief-fund/. Acesso em: 18 de abril de 2020.



64498.003651/2020-41

Fim do conteúdo da página