Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geopolítica e Defesa

Publicado: Sábado, 30 de Mai de 2020, 21h37 | Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 19h17 | Acessos: 254

Partindo de um ângulo de análise que privilegia a relação entre o território e o poder, a geopolítica constitui um campo de investigação fundamental à Defesa. Como sintetiza o general Meira Mattos, a “geopolítica é a política aplicada aos espaços geográficos”.

No atual sistema internacional, marcadamente impulsionado por disputas e conflitos interestatais, as percepções de ameaça geopolítica estruturam as agendas de defesa e são um dos fundamentos para o desenvolvimento produtivo e econômico dos Estados nacionais. No caso brasileiro, a percepção difusa, ou mesmo ausência, das ameaças aos interesses nacionais e à soberania, nos afasta, enquanto sociedade, do entendimento e da importância da Defesa.

A defesa é indissociável do desenvolvimento, assim esclarecem a Política Nacional de Defesa (PND) e a Estratégia de Defesa Nacional (END). Quando se pensa em poder nacional, logo se reporta às suas expressões e se concluí pela necessidade de um desenvolvimento nacional que respalde a capacidade de “dizer não, quando tiver que dizer não” (END).

Com esforço de leitura dessa ordem geopolítica internacional, dominada pela assimetria de poder, riqueza e tecnologia, esta sessão temática do OMPV é destinada ao debate sobre as questões que afetam a geopolítica do Brasil, soberania e a inserção geoestratégica do país no sistema internacional. Para tanto, enfatizaremos, em cada oportunidade, os variados aspectos do desenvolvimento, sua interação com a geopolítica e defesa, buscando compreender a necessidade que o Brasil, com suas potencialidades, tem de dispor de forte e ampla capacidade de Defesa.

Veja mais [+]

Fim do conteúdo da página