Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Vídeos

Publicado: Sábado, 30 de Mai de 2020, 16h07 | Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2020, 11h38 | Acessos: 130

[Fuga para o Brasil] A crise Venezuelana explicada pelos imigrantes que tentam sobreviver no Brasil

[Fuga para o Brasil] A crise Venezuelana explicada pelos imigrantes que tentam sobreviver no Brasil.

 

A nova fase da imigração haitiana

Depois de uma migração majoritariamente masculina e jovem, o fluxo para o Brasil passa a ter uma cara familiar. Isso ocorre quando os imigrantes já têm certa estabilidade financeira, conseguindo se manter e ajudar os parentes –inclusive custeando sua vinda– e passam a "buscar" cônjuges, irmãs e filhos.

Documentário "Além da Fronteira" (Brasileiros no Paraguai)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Jornalista Derlis Darío Cristaldo Jiménez sobre imigrantes brasileiros no Paraguai. Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Apresentado, defendido e aprovado no dia 2 de dezembro de 2014.

 

GloboNews Especial Os refugiados no Brasil Globosat Play

O Brasil abriga hoje quase 10.500 refugiados. Mais de 82 nacionalidades buscaram o Brasil como abrigo, entre elas sírios, colombianos, congoleses, angolanos e palestinos. O GloboNews Especial mostra quem são essas pessoas e as dificuldades pelas quais passam nesse país novo, os direitos e deveres dos refugiados, e qual é o papel do governo e das entidades civis que ajudam na reintegração.

Nova onda de imigração atrai para São Paulo latino-americanos e africanos

O sotaque estrangeiro no centro de São Paulo acompanhou a ascensão da cidade, desde a popular Rua 25 de Março, cuja vocação comercial foi despertada pelos árabes, à sede da Prefeitura, antigo prédio dos italianos Matarazzo. Se hoje os novos imigrantes vêm de locais tão distintos quanto Bolívia e Senegal, o destino continua sendo o centro de São Paulo.

 

REFUGIADOS tem vez em São Paulo? – Cidade Ocupada (com Fred Melo Paiva)

Neste programa, Fred Melo Paiva questiona a situação dos refugiados que vivem em São Paulo. Programa exibido em 21/03/2016.

 

 

 

Séculos de migração

Os fluxos migratórios no Brasil mudaram ao longo dos séculos. As sociólogas Rosana Baeninger, Roberta Peres e o padre Paolo Parise, um dos diretores da Missão Paz, em São Paulo, falam sobre a situação migratória e as razões da hostilidade aos imigrantes atuais no país.

 

“Em Língua Portuguesa abraçamos a integração” - Depoimento de Pedro Calado

Depoimento do Alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, participante no painel “Refugiados: Um Drama dos Nossos Dias”, durante o evento “Em Língua Portuguesa abraçamos a integração”, realizado a 6 de novembro de 2017, organizado pelo Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) e o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SECPLP), no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página