Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

OMPV e a Reunião do ObservaRIO com o Gabinete de Intervenção Federal

Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 17h01 | Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 18h04 | Acessos: 187

15/03/2018

No dia 15 de março, o OMPV participou da reunião do Gabinete de Intervenção com integrantes do Observatório de Direitos Humanos da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ObservaRIO), com a presença do Ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Gustavo Rocha, e do Presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz. Representando o Observatório Militar da Praia Vermelha (OMPV) estiveram presentes o Diretor do Instituto Meira Mattos (IMM), Coronel De Franciscis, e os professores Carlos Frederico Coelho e Guilherme Dias.

A reunião tratou da entrega de propostas relativas a promoção dos Direitos Humanos no âmbito da intervenção federal por parte dos integrantes do ObservaRIO, bem como a apresentação de informações relativas a estrutura do Gabinete de Intervenção Federal e de seus dois objetivos centrais: recuperar a capacidade operativa dos órgãos de segurança pública do estado do Rio de Janeiro e reduzir os índices de criminalidade.

Um dos principais questionamentos dos integrantes do ObservaRIO foi em relação ao planejamento das ações e os resultados obtidos, além de ações mais visíveis. Poucos detalhes foram apresentados, mas ao caminhar para o seu primeiro mês de vigência, a intervenção federal ainda trabalha no mapeamento das polícias e na definição de uma estrutura logística para as instituições estaduais de segurança. Da mesma forma, ainda não está claro quando os recursos financeiros serão disponibilizados e qual montante será direcionado para custear as iniciativas do Gabinete.

Fim do conteúdo da página