Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Tópicos Conceituais

Publicado: Sábado, 30 de Mai de 2020, 19h35 | Última atualização em Quinta, 09 de Julho de 2020, 18h34 | Acessos: 30
  • O que é o CTEx?

    O Centro Tecnológico do Exército (CTEx) é um centro de excelência na pesquisa tecnológica e no desenvolvimento experimental de sistemas e materiais de emprego militar (SMEM), com quase 40 anos de atuação no Sistema de Ciência e Tecnologia da Força Terrestre Brasileira. Seus desafios e conquistas, ao longo dos anos, permitiram o reconhecimento da comunidade científica nacional e internacional.

  • O que é a TORC 30?

    A Torre Operada Remotamente e Estabilizada para Canhão 30 mm (TORC30) foi projetada para ser utilizada em viaturas blindadas sobre rodas ou lagartas. Possui as seguintes funcionalidades: suportar um canhão calibre 30 mm; permitir a pontaria em elevação e azimute do canhão; possibilitar a observação, reconhecimento e identificação de alvos durante o dia e a noite; e realizar o tiro em movimento. A operação do sistema é realizada do interior da viatura por meio de comandos eletrônicos.

  • O que é a REMAX?

    O Reparo de Metralhadora Automatizado X (REMAX) é uma estação de armas remotamente controlada giro-estabilizada para metralhadoras 12,7 mm e 7,62 mm que foi desenvolvida a partir dos requisitos do Exército Brasileiro por meio de uma parceria da ARES com o CTEx, sendo responsável pela gerência técnica da P&D do projeto. Trata-se de um projeto ambicioso iniciado em 2006 com a promessa de desenvolvimento da primeira estação de armas 100% nacional.

  • O Foguete Guiado SS 40 G

    O Foguete Guiado SS 40 G é uma nova munição em estágio de pesquisa e desenvolvimento, com o propósito de ser lançado a partir da plataforma do Sistema ASTROS em uso pelo Exército Brasileiro, garantindo maior precisão nos fogos de profundidade, maior diversificação de alvos a serem batidos e maior flexibilidade de manobra.

  • O Míssil Tático de Cruzeiro TM 300

    O Míssil Tático de Cruzeiro TM 300 está em estágio de pesquisa e desenvolvimento, para ser lançado a partir da plataforma do Sistema ASTROS. O míssil foi concebido para levar 200 kg de carga bélica convencional a uma distância de até 300 km com precisão em Círculo de Erro Provável (CEP) menor ou igual a 30 m, produzindo o mínimo de dano colateral. O seu alcance é de 30 km a até 300 km, com navegação, guiamento e controle via software no Computador de Bordo (CDB), a partir de dados adquiridos por sensores GPS/INS e Rádio Altímetro e com carga bélica Alto-Explosiva (HE) ou múltipla com submunições (MW).

Fim do conteúdo da página