Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

XXIX Ciclo de Estudos Estratégicos - Os Desafios do Sistema Internacional Contemporâneo para a Defesa

Início do conteúdo da página

Ciência, Tecnologia e Inovação para a Defesa, Desenvolvimento e Segurança Nacional

Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 00h01 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2024, 03h01 | Acessos: 422

Área temática intitulada “Ciência, Tecnologia e Inovação para a Defesa, Desenvolvimento e Segurança Nacional”, é fruto da integração entre a ECEME e o IME, duas das principais escolas de ensino superior do Exército Brasileiro. Ela visa contribuir para o incremento e a difusão da mentalidade de Defesa em temas cada vez mais importantes na era do conhecimento, na quarta revolução industrial e na guerra do futuro.

Os objetivos principais dessa área temática são promover debates e gerar conhecimentos avançados de caráter estratégico associado às áreas de ciencia, tecnologia e inovação e os seus reflexos à Defesa e à Segurança Nacional, contribuindo dessa forma com o amadurecimento e fortalecimento da mentalidade nacional nesses temas de suma importância para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a defesa e a soberania nacionais.

A área é estruturada nos seguintes  5 (cinco) eixos: 

- Base Industrial de Defesa e Segurança

- Desenvolvimento científico-tecnológico

- Fomentos, incentivos e financiamentos para P,D&I

- Gestão da inovação

- Guerra do futuro e planejamento baseado em capacidades

A criação desta nova área no OMPV é bastante auspiciosa e contribuirá para aperfeiçoar cada vez mais a integração do IME com a ECEME, que é um objetivo estratégico permanente, tendo em vista os benefícios institucionais que poderão advir do fortalecimento desses laços institucionais.

Veja mais [+]

Fim do conteúdo da página