Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

XXIX Ciclo de Estudos Estratégicos - Os Desafios do Sistema Internacional Contemporâneo para a Defesa

Início do conteúdo da página

Amazônia: Defesa, Meio Ambiente e Desenvolvimento

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 14h48 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 14h40 | Acessos: 1077

O território da Amazônia pertencente Brasil possui um valor estratégico e econômico incomparável para os brasileiros. Diante dessa realidade, ao longo do século XX e do século XXI diversas iniciativas têm sido implementadas para orientar as ações do Estado brasileiro na região amazônica. Nesse portfólio de empreendimentos, pode-se a criação de órgãos de pesquisa como o CENSIPAM, INPA, INPE, IBAMA, EMPRAPA e políticas públicas como a Amazônia Legal e o Programa Calha Norte.
Contudo, nas últimas décadas, a Amazônia passou por mudanças estruturais. Novos atores e instituições estão exercendo um papel cada vez mais influente nas decisões: os governos estaduais, as organizações não-governamentais, as instituições supranacionais e os acordos de cooperação internacional são exemplos dessa nova realidade. Essas mudanças implicam em diversos graus de interesses nas escalas nacional, regional e global. Não pelo acaso, em maio de 2023, a cidade de Belém-PA foi escolhida para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30).

Em dista disso, o Observatório Militar da Praia Vermelha instaurou o grupo de Estudo Amazônia: Defesa, Meio Ambiente e Desenvolvimento, cujo objetivo é acompanhar os fatos mais relevantes que ocorrem na região amazônica e analisar os principais desafios da Defesa, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento na Amazônia.

Fim do conteúdo da página