Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Reestruturação Art Cmp M109+B

Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2018, 14h10 | Última atualização em Domingo, 05 de Mai de 2024, 13h55 | Acessos: 1506

Autor: TC Oliveira Alves, com a colaboração do Cel Art R1 Fernando Gomes Ferreira e do Maj Art Michel de Souza Dias.

16/05/2018

O Exército Brasileiro (EB) está trabalhando para gerar forças com base no planejamento baseado em capacidades (PBC). Cada capacidade deve ser adequada para fazer frente as ameaças visualizadas no estudo dos cenários prospectivos e deve atender a todos os seus fatores determinantes – Doutrina, Organização, Adestramento, Material, Educação, Pessoal e Infraestrutura (DOAMEPI).

Em consonância com o PBC, o Estado-Maior do Exército (EME) planejou a rearticulação e reestruturação da Artilharia de Campanha (Art Cmp), ação estratégica interligada com a estratégia de ampliação da capacidade operacional e o objetivo Estratégico do Exército de contribuir com a dissuasão extrarregional 4 .

A Proposta de Compreensão das Operações do Sistema de Artilharia de Campanha (SAC), elaborada pelo Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex) e encaminhada ao EME, trouxe como consequência a aprovação da COMOP no 07/2016 – o SISTEMA DE ARTILHARIA DE CAMPANHA, base utilizada pelo Grupo de Trabalho (GT) designado pelo EME para elaborar a documentação referente à Formulação Conceitual dos Sistemas de Apoio de Fogo da Artilharia de Campanha, trabalho que antecedeu ao Subprograma de Iniciação do SAC.

A reestruturação da Artilharia de Campanha, inserida no Subprograma Sistema de Artilharia de Campanha (SAC), do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP), tem sua coordenação a cargo do Comando da Artilharia Divisionária da 1a Divisão de Exército (AD/1).

saiba mais

Fim do conteúdo da página